Crítica | A qualidade do cinema Japonês

07/08/2019 às 21:45hs
Em destaque os heróis de My Hero Academia

Muito conhecido por suas animações, o cinema japonês criou verdadeiros clássicos da sétima arte que moldaram a cultura pop mundial, com filmes como Akira (1988) e Ghost In The Shell (1996). Mesmo contando com longas de alta qualidade, como o recente Your Name (2016), a imagem do cinema japonês dentro do Brasil ainda se prende a estereótipos, limitando seu espaço nos cinemas nacionais.

Leia mais em: ImperiaLista – Os 10 principais filmes do universo Cyberpunk

Depois de ter alcançado a segunda maior bilheteria do Japão para um filme em animação, a Sato Company traz para os cinemas brasileiros o filme My Hero Academia: 2 Heróis, o primeiro longa da série. A trama se desenvolve em um mundo onde 80% da população tem algum dom especial, porém, o jovem Izuku Midoriya nasce fazendo parte dos 20% que não manifesta nenhum dom. Após um ato heroico, o herói número um do mundo All Might revela que tem o poder de transferir seu dom, passando parte para o jovem Midoriya, possibilitando realizar seu sonho de ser herói.

Os Heróis Midoriya, vestido de verde, e All Might de azul com detalhes em vermelho e branco.
My Hero Academia: 2 Heróis

My Hero Academia nos cinemas

Para alguns que ainda não conhecem a animação, o início do longa nos apresenta o que precisamos saber da trama, o que permite aproveitar o filme sem ficar perdido. Seguindo o padrão de longa metragem japonês e um roteiro simples, o filme se desenrola apresentando aspectos de heroísmo e superação, com arcos dramáticos e cenas de batalhas épicas, dignas de um filme de herói.

Em 2018, a franquia My Hero Academia ajudou a promover Vingadores: Guerra Infinita (2018) no Japão, vindo de uma colaboração oficial da Bones Inc. e Marvel Studios. Mesmo com todo seu grande potencial, o anime ainda pode encontrar dificuldade em solo brasileiro, devido a sua baixa popularidade, que não é a mesma de outros como Dragon Ball.

A película tem como principal ponto forte a sua dublagem, feita pelo estúdio Paulista UniDub. Com a direção de Úrsula Bezerra e com grande elenco de peso, como Guilherme Briggs e muitos outros, a alta qualidade da dublagem reforça o importante papel dos dubladores nos filmes, seja animação ou não.

My Hero Academia: 2 Heróis é uma oportunidade para o público conhecer mais do cinema japonês e possibilitar abrir portas para outras animações ganharem cada vez mais o espaço que merecem no circuito nacional.

Confira o trailer:

My Hero Academia: 2 Heróis | Trailer