A nova fase do cinema nacional

Bacurau vem para mostrar a qualidade do cinema nacional.

13/09/2019 às 12:51hs
Atirador em Bacurau.

Apesar de nunca ter sido premiado com um Oscar, o cinema brasileiro é reconhecido e premiado internacionalmente, nas suas mais diversas vertentes. Da comédia ao dramalhão e recentemente no suspense, obras do nosso país têm aparecido com cada vez mais frequência no cenário mundial, principalmente em prestigiados festivais.

A bola da vez é Bacurau, suspense comandado por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que já acumula elogios e até prêmios, como o de Melhor Filme no Festival de Berlim, além do prêmio do Júri no Festival de Cannes, fazendo história para o nosso cinema.

Talvez um dos pontos principais do sucesso do filme seja a história incomum que retrata.

Cena da macha fúnebre em Bacurau.
Bacurau | Vitrine Filmes

Bacurau é uma cidade fictícia no sertão do Brasil, onde após a morte de Dona Carmelita aos 94 anos, acontecimentos estranhos começam a ser notados, incluindo a percepção de que a cidade foi removida de todo e qualquer mapa existente.

Em meio a isso, drones são notados rondando a região, e a chegada repentina de estrangeiros também é percebida. Após uma série de ataques armados a carros e o início de uma série de mortes misteriosas, os moradores de Bacurau começam a articular uma retaliação e uma forma de se defender da ameaça desconhecida.

O atual cenário nacional

O suspense apresentado pelo filme é muito diferente do que o próprio brasileiro enxerga do próprio cinema, tomado por comédias produzidas por grandes estúdios do país.

Na contramão disso, Bacurau e uma série de outros longas dessa nova era são um prato cheio para a criatividade e inovação, mas com uma produção bem mais modesta e financiada por patrocinadores.

A liberdade criativa é o principal benefício nesse tipo de obra, rendendo ao Brasil vários prêmios e reconhecimentos recentes, como foi com “Que Horas Ela Volta?”, por exemplo.

Personagens principais do longa em frente a uma cova.
Bacurau | Vitrine Filmes

Numa análise comparativa com os filmes mainstream produzidos aqui, Bacurau e seus contemporâneos criativos lucram infinitamente menos com bilheteria, mas sua relevância de conteúdo e seu reconhecimento internacional são pontos importantes a se considerar, responsáveis por elevar a reputação do cinema brasileiro no cenário exterior.

Bacurau está em cartaz desde o dia 29 de agosto, e é um ótimo exemplar do cinema nacional, e uma grande e importante criação para o suspense como um todo.

Confira o Trailer:

Bacurau | Trailer